Global Research: 19-10-2024,

A OTAN anuncia que seu exercício nuclear anual Steadfast Noon de duas semanas começou em 14 de outubro de 2024, com mais de 60 aeronaves de 13 países realizando voos de treinamento sobre a Europa Ocidental. Caças capazes de transportar ogivas nucleares dos EUA participam do exercício, incluindo os primeiros caças F-35A da OTAN declarados prontos para o uso nuclear. Participam bombardeiros pesados, caças de escolta, aeronaves de reabastecimento em voo e aeronaves de guerra eletrônica, com uma equipe de 2.000 militares de oito bases aéreas.

O exercício de guerra nuclear, claramente dirigido contra a Rússia, também conta com a participação da Itália, que – juntamente com a Alemanha, a Bélgica e a Holanda – adere ao “Compartilhamento Nuclear” da OTAN. Qual é o grau de “compartilhamento”, a própria OTAN explica em um texto oficial:

1) “O planejamento nuclear da OTAN é realizado pelo Grupo de Alto Nível, presidido pelos Estados Unidos”.

2) “Os Estados Unidos mantêm o controle absoluto e a custódia de suas armas nucleares instaladas na Europa, enquanto os Aliados fornecem apoio militar.”

Em suma, são os EUA que fornecem aos aliados europeus as armas nucleares sobre as quais mantêm controle absoluto, enquanto os aliados europeus fornecem aeronaves prontas para uso nuclear e pessoal militar sob comando absoluto dos EUA.

O “compartilhamento” nuclear está se estendendo para além dos países que oficialmente fazem parte dela: isso é demonstrado pelo fato de que a Polônia,

 » Lees verder