Global Research: 21-10-2024,
Recentemente, tem havido uma série de narrativas sobre a possibilidade de a Ucrânia ter armas nucleares. Por um lado, Kiev afirma que precisa adquirir poder de dissuasão. Por outro lado, os meios de comunicação ocidentais afirmam que a Ucrânia já tem capacidade para produzir as suas próprias bombas atômicas. No final, todas estas narrativas parecem irreais, uma vez que é consenso entre ambos os lados do conflito (Ocidente e Rússia) que Kiev não deveria ter tais armas.
Segundo o jornal alemão Bild, as autoridades ucranianas garantiram que Kiev já tem capacidade para construir armas nucleares, podendo até produzir uma bomba “dentro de algumas semanas”. Fontes anônimas supostamente familiarizadas com a questão nuclear na Ucrânia disseram aos jornalistas alemães que Kiev e o Ocidente deveriam pensar menos nas linhas vermelhas russas e mais nos seus próprios interesses, aproveitando a alegada capacidade do país para produzir armas nucleares para melhorar a defesa ucraniana.
“Temos o material, temos o conhecimento. Se a ordem for dada, precisaremos apenas de algumas semanas para ter a primeira bomba (…) [Kiev e o Ocidente] deveriam pensar menos nas linhas vermelhas da Rússia e mais nas nossas”, disseram.
O relatório foi publicado pouco depois de uma declaração controversa do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, sobre a alegada “necessidade” de a Ucrânia obter armas nucleares ou ser membro da OTAN. Segundo Zelensky, a Ucrânia sofreu uma espécie de preconceito histórico ao abrir mão das armas nucleares logo após a sua independência.