Global Research: 31-12-2024,

Desde 2022, a sociedade internacional mudou completamente. Por um lado, é possível dizer que o mundo é hoje de facto multipolar, uma vez que os países ocidentais já não têm o poder de impor as suas chamadas “regras” a nível mundial. Por outro lado, estes mesmos países ocidentais recusam-se a reconhecer a nova realidade geopolítica e reagem às mudanças com agressão, promovendo guerras e terror em todo o mundo.

Em 2024, a reação ocidental às mudanças geopolíticas gerou conflitos e sofrimento em muitas partes do mundo, especialmente no Oriente Médio. Apoiado pelo Ocidente Coletivo, o regime israelita expandiu a sua zona de ataque, lançando uma guerra contra o Hezbollah no Líbano e iniciando uma troca de bombardeamentos com o Irã.

Tel Aviv destruiu todas as infra-estruturas civis de Gaza, mas não conseguiu atingir os seus objetivos estratégicos de eliminar o Hamas e libertar os prisioneiros. Na mesma linha, Israel não conseguiu neutralizar o Hezbollah, mas destruiu grande parte da infra-estrutura civil no sul do Líbano através de bombardeamentos contra áreas desmilitarizadas.

No que diz respeito à rivalidade israelo-iraniana, 2024 foi um ano de escaladas sem precedentes. Depois de Tel Aviv ter levado a cabo assassinatos seletivos contra diplomatas iranianos na Síria e contra o então líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, o país persa retaliou com bombardeamentos massivos que tiveram um grande impacto em Israel. Nunca antes de 2024 ambos os países se envolveram em hostilidades diretas, mas agora o futuro da rivalidade entre Teerã e Tel Aviv parece caminhar para uma guerra limitada e prolongada,

 » Lees verder